www.exxpstudio.com.br + www.passalaemcasa.com.br

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados

Cobogó: love + love + love !!!

Olá queridos !! Começando aqui a desbravar este mundo de lindezas que é a arquitetura !! Paixão assumida, confesso que tenho vários momentos de brilho nos olhos e sorriso no rosto ao ver detalhes que inspiram o belo !!

 

Que tal começarmos por um elemento que além de estar em alta na arquitetura e no design de interiores é bem das antigas ?? Estamos falando do meu querido Cobogó !!! Sim ... aquele detalhe todo vazado espalhado pelo Brasil e que me encanta ao caminhar pelas quadras em Brasília, nossa capital das formas !!

 

 Projeto: Ney Lima

 Via Revista Casa e Jardim

 

Projeto: Leo Romano 

Via Casa de Valentina

 

 Via Revista Casa e Jardim

 

O cobogó surgiu na década de 1920 em Recife (obrigada Brasil pela poética acrescentada aos nossos espaços) e tinha como função a entrada de luz e ventilação natural sendo utilizado nas aberturas das edificações e tendo como herança a cultura árabe baseada nos muxarabis construídos em madeira. Seu nome tem origem da junção da primeira sílaba dos sobrenosmes de seus criadores, o português Amadeu Oliveira COimbra, o alemão Ernesto August BOeckmann e o brasileiro Antônio de GOis, todos engenheiros !! 

 

 Via Decorando com Classe

 

Projeto: Marcio Kogan

Via Archdaily

 

 Via Casa Abril

 

O cobogó foi difundido por todo o país por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer fazendo referências sutis à arquitetura colonial, tornando-se um elemento compositivo presente na estética da arquitetura moderna brasilieira. Nos anos 40 e 50, começou a ter seu espaço dentro das casas servindo de divisor de ambiente. No fim da década de 50 foi um dos elementos utilizados na construção da nova capital do país, minha querida Brasília, adotados tando em edifícios residenciais quando públicos no plano piloto.

 

Projeto: studio MK27 e Galeria Arquitetos

Via Archdaily

 

 Via Pinterest

 

 Via Revista Di Casa

 

"Nos trópicos a luz do sol incide de forma generosa. Os elementos vazados desenham a sombra nos pisos e paredes, um efeito que transforma todo o ambiente para quem o vê desde o exterior e interior. Durante as estações e ao longo dos dias, essa luz natural surge de diferentes formas como um componente que sobrevém na Arquitetura. No decorrer da noite, a luz artificial atravessa os pequenos vãos do interior para o exterior, tornando a arquitetura uma especie de luminária urbana que interage com as sombras de seus usuários e mobiliário" (Victor Delaqua).

 

 Via Casa Abril

 

 Projeto: Casa Binh Thanh / Vo Trong Nghia Architects + Sanuki + Nishizawa Architects

 Via Archdaily

 

 Via Pinterest

 

Em alta tanto na arquitetura como no decór, atualmente busca-se o resgate da identidade cultural nacional do elemento. Inicialmente foi criado em concreto porém hoje, é possivel encontrar uma variedade sem fim de materiais, cores e formas. Mármore, vidro, cerâmica, resina, pvc, acrílico, madeira enfim ... basta soltar a imaginação sem medo de errar. 

 

Via Arthur Casas

 

 Via Pinterest

 

 

Para uma casa com cara de casa e cara de bossa ... COBOGÓS !!!

Até mais !!!

 

 

Fonte texto: 

 

* Victor Delaqua. "Cobogós: breve história e usos" 09 Jun 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 29 Jun 2015. <http://www.archdaily.com.br/br/768101/cobogo>

 

* SustentArqui. "O uso do cobogó na arquitetura bioclimática"04 Mai 2015. Acessado 29 Jun 2015. <http://sustentarqui.com.br/dicas/o-uso-do-cobogo-na-arquitetura-bioclimatica>

 

Please reload

Olá !! Sou Rosane Martinez, arquiteta e urbanista, paulista de nascimento, brasiliense de coração, curiosa, apaixonada por criatividade e agora blogueira. Apresento a vocês um pouco do meu mundo criativo infinito !! Espero que gostem !! Sejam bem-vindos e inspirem-se !! Super beijo !!

P a s s a    l á   n o    I n s t a g r a m !!

P a s s a   l á   n o   F a c e b o o k !!

P a s s a    l á   n o   e - m a i l  !!

P a s s a  l á  n o  P i n t e r e s t  !!

T a g s   +   t a g s   +   t a g s  !! 

V e j a  m a i s  e  m a i s  !!

Please reload