www.exxpstudio.com.br + www.passalaemcasa.com.br

© Copyright 2018 - Todos os direitos reservados

Casa arrumada, casa feliz !!

 

 

Olá queridos !! Fim de semana delicioso iniciando e com ele momentos nos cantinhos de casa com a família, amigos e com bons livros sempre !! Casa acolhedora é sinônimo de casa com vida, casa feliz e casa arrumada ... 

 

E nesse clima nosso tema de hoje será "A mágica da arrumação" !! O livro da super simpática japonesa Marie Kondo que com 30 anos virou celebridade, uma espécie de guru quando o assunto é organização !! Com mais de 2 milhões de livros vendidos e no topo da lista do New York Times, tornou-se um fenônemo mundial com seu método simples porém transformador. 

 

Kondo enfatiza que quando se põe a casa em ordem, também organiza suas questões e seu passado e a consequência é que você passa a distinguir com mais clareza o que é essencial e o que é inútil, assim como o que deve e o que não deve fazer. Em resumo, uma boa organização na casa provoca mudanças igualmente drásticas em seu estilo de vida. 

 

 

Quem nunca sentiu a necessiade de limpar ou arrumar algo quando está sob pressão que atire a primeira pedra !! Isso não ocorre porque desejam arrumar algo, e sim porque precisam colocar "outra coisa" em ordem. Quando iniciar a arrumação, vai se sentir inspirada a fazer ajustes em sua vida e assim começar a mudar.

 

Quantas vezes você já arrumou sua casa e, logo depois, viu todo o seu trabalho ir por água abaixo ?? Em quantos livros já leu sobre jogar fora ou doar tudo que não se usa por mais de um ano ?? Já ouviu dizer que a melhor arrumação deve ser feita aos poucos ?? Pois bem ... esqueça tudo isso pois a essência da arrumação aprenderemos com o Método KonMari !! 

 

Mas ... "porque quero arrumar minha casa??". Está é a principal pergunta a ser feita no começo do processo. Tendo definido o Norte a seguir, a motivação e o resultado final positivo serão certos. Com esta respostas bem definida vamos às etapas !!

 

O primeiro passo na arrumação é ter consciência de quantas coisas possuímos em casa !! Quase ninguém tem esta noção e muitas pessoas chegam a adotar hábitos acumuladores que podem vir a ser um grande problema. Segundo Kondo, não se deve pensar no que temos que tirar, mas em conservar só aquilo que consegue nos emocionar. A idéia é evitar que o processo se transforme em algo negativo. 

 

O segundo passo e executar a arrumação de uma vez só, nada de separar por cômodos ou etapas. Aplicando o método correto e concentrando seus esforços na eliminação completa da bagunça num curto período de tempo, você verá resultados instantâneos que lhe darão força para manter tudo em ordem para sempre. 

 

O terceiro passo é separar itens por categoria e não por ambientes. Ela sugere seguir a seguinte ordem: 

 

- roupas

- livros

- papelada

- itens variados

- itens com apego emocional

 

O quarto passo é questionar cada objeto da seguinte forma "Isso me traz alegria ?? " Se sim guarde-as, se não descarte-as !! Simples assim ... Agora imagine viver num ambiente que só contenha coisas que lhe dão alegria. 

 

E o quinto e último passo é colocar as coisas de forma organizada em seus devidos lugares. 

 

 

No livro , Kondo dá várias dicas de organização e confesso que várias delas já adotei aqui em casa. É incrível como este processo funciona. Vários são os relatos de sacos e sacos de lixo descartados em cada arrumação.

 

Eu sempre tive o pensamento de que para entrar energia nova em um ambiente, energias velhas devem sair. O mesmo vale para os objetos que estão carregados destas. Colocar a casa em ordem é a magia que cria uma vida vibrante e feliz. Afinal de contas, arrumar é a arte de escolher um lar para os meus pertences.

 

Kondo ainda diz que "Organizar, em essência, deveria ter como objetivo restaurar o equilíbrio entre as pessoas, seus pertences e a casa onde moram. Métodos tradicionais de organização, todavia, tendem a colocar o foco unicamente na relação entre as pessoas e seus objetos sem prestar atenção à residência. Eu, no entanto, tenho plena consciência do papel que a casa desempenha no bem-estar de seus ocupantes. Ela esta sempre lá, esperando você voltar para casa e pronta para lhe oferecer abrigo e proteção. Você não encontratá ninguém mais generoso e acolhedor. Organizar a casa é sua oportunidade de expressar gratidão por ela e por tudo o que ela faz por você. "

 

 Fonte imagem: Casa arrumada

 

Fica a dica de leitura e a inspiração para uma bela arrumação nos cantinhos de casa.

Espero que tenham gostado !! Comentem aqui no post ;) !!

 

Até mais e Passa lá em casa !!

 

 

 

 

Please reload

Olá !! Sou Rosane Martinez, arquiteta e urbanista, paulista de nascimento, brasiliense de coração, curiosa, apaixonada por criatividade e agora blogueira. Apresento a vocês um pouco do meu mundo criativo infinito !! Espero que gostem !! Sejam bem-vindos e inspirem-se !! Super beijo !!

P a s s a    l á   n o    I n s t a g r a m !!

P a s s a   l á   n o   F a c e b o o k !!

P a s s a    l á   n o   e - m a i l  !!

P a s s a  l á  n o  P i n t e r e s t  !!

T a g s   +   t a g s   +   t a g s  !! 

V e j a  m a i s  e  m a i s  !!

Please reload